Dec 7, 2010

A escola promovendo hábitos alimentares saudáveis

Esta postagem foi baseada no artigo: Projeto “a escola promovendo hábitos alimentares saudáveis”: comparação de duas estratégias de educação nutricional no Distrito Federal, Brasil.

O Projeto “A escola promovendo hábitos alimentares saudáveis” existe no Distrito Federal desde 2001, com o objetivo de promover a alimentação saudável no ambiente escolar, testando metodologias e estratégias que possibilitem sua reprodutibilidade em outros locais e contextos, envolvendo escolas públicas e privadas de Ensino Infantil e Fundamental. O Projeto é vinculado ao Observatório de Segurança Alimentar e Nutrição da Universidade de Brasília (UnB), o qual tem a promoção da alimentação saudável como uma de suas linhas de investigação.

A pesquisa que estamos abordando teve como objetivo analisar e comparar o conhecimento sobre nutrição de professores e alunos participantes do Projeto “A escola promovendo hábitos alimentares saudáveis”, submetidos a duas estratégias de educação nutricional.

- Intervenção nutricional A: as ações educativas com a comunidade escolar foram desenvolvidas pela equipe do projeto, por meio de palestras educativas realizadas nas escolas. Assim, todas as turmas de Ensino Infantil e Fundamental das escolas participantes foram mobilizadas pelas atividades de educação nutricional.

- Intervenção nutricional B: as ações educativas com a comunidade escolar foram desenvolvidas por professores que freqüentaram oficinas temáticas de capacitação. Uma vez que apenas os professores que se interessaram em se inscrever nas oficinas foram capacitados, o processo de educação nutricional tendeu a se concentrar apenas nas turmas dos professores participantes.

A intervenção A foi aplicada em 4 escolas (1 particular e 3 públicas) totalizando 180 alunos e 19 professores. A intervenção B também foi aplicada em 4 escolas, totalizando 129 alunos e 16 professores. Foram avaliados os alunos e professores de Ensino Infantil e Fundamental nos dois tipos de intervenção.

Foram elaborados dois instrumentos quantitativos para avaliação do conhecimento sobre nutrição das crianças, tendo sido os mesmo construídos em um formato preferencial de figuras e jogos, mais atrativo visualmente e de maior facilidade de compreensão para esta faixa etária. O primeiro foi sobre a pirâmide dos alimentos e o segundo sobre a higiene das mãos antes da realização das refeições.

Para avaliação dos conhecimentos dos professores foi elaborado um questionário do tipo verdadeiro ou falso sobre assuntos abordados nas palestras educativas realizadas pela equipe do projeto nas escolas (intervenção nutricional A) e nas oficinas de capacitação (intervenção nutricional B).

O elevado percentual de acertos observado no instrumento de avaliação dos professores reforça a importância da transmissão de conhecimentos sobre nutrição para os mesmos. Entende-se que o professor é considerado o elemento principal no processo de educação nutricional dos alunos, por se encontrar em posição estratégica e em contato diário com os mesmos.

Observou-se que tanto a realização de oficinas de capacitação sobre educação nutricional para professores, como a realização direta de palestras e outras atividades pedagógicas para a comunidade escolar pelo nutricionista, são processos igualmente úteis de intervenção nutricional no âmbito escolar.

Sugere-se que o nutricionista seja o responsável pela intermediação entre os saberes, na
medida em que assume a condição de multiplicador de conteúdos e temas em alimentação e nutrição e, por isso, possui um papel determinante no processo de implantação de hábitos alimentares saudáveis na escola.

Entende-se também que o setor público precisa assumir a responsabilidade de fomentar mudanças organizacionais, em termos de políticas públicas coletivas, de forma a favorecer escolhas saudáveis no campo individual. A construção de políticas públicas resultantes de diálogos equânimes entre o Estado, a sociedade, e o mercado parece ser o caminho para a construção de um modo de viver que permita melhores condições de saúde para a população. Assim, são pressupostos da promoção da alimentação saudável, a ampliação e o fomento de estratégias educativas capazes de permitir estas escolhas, como as apresentadas neste estudo.


YOKOTA, et al. Projeto “a escola promovendo hábitos alimentares saudáveis”: comparação de duas estratégias de educação nutricional no Distrito Federal, Brasil. Revista de Nutrição, Campinas, SP, 2010.

Dec 6, 2010

Fatores condicionantes da adesão dos alunos ao Programa de Alimentação Escolar no Brasil

Olá pessoal,
Este post será voltado para expor uma publicação científica “Fatores condicionantes da adesão dos alunos ao Programa de Alimentação Escolar no Brasil” de Sturion et al., 2005, publicado na Revista de Nutrição. Tal artigo problematiza a questão do Programa Nacional de Alimentação do Escolar, que não tem sido alvo de avaliações contínuas em prol da melhoria dos recursos utilizados.
Na época em que o programa era descentralizado, havia a problemática em relação ao alvo do programa e quem este programa realmente está atingindo, havendo distorções quanto às regiões beneficiadas (região Sudeste mais que a região Nordeste, por exemplo) e distorções entre o beneficiamento de crianças desnutridas de áreas rurais (63,4%) e urbanas (82,8%).
Com a descentralização, a qualidade dos serviços melhorou, alterações na sistemática de compras, implantação de produção alternativa de alimentos e utilização de maior volume de alimentos básicos e in natura foram os procedimentos alternativos incorporados ao Programa. No entanto, são escassas as pesquisas quanto à avaliação do programa após a descentralização.
Assim, o artigo visou verificar o nível de adesão dos escolares ao Programa e identificar as  principais variáveis que a afetam, de modo a refletir mais adequadamente a realidade nacional.
Segue abaixo o resumo do artigo:

Objetivo
Verificar o nível de adesão dos alunos ao Programa de Alimentação Escolar e identificar as principais variáveis que a afetam.
Métodos
A pesquisa baseou-se em amostra composta por dez municípios brasileiros, sendo dois de cada região geográfica. As informações foram obtidas a partir de visitas às escolas (duas por município) e entrevistas junto a 2.678 escolares. Foram consideradas no modelo estatístico as variáveis: gênero, idade, práticas alimentares, estado nutricional e condições socioeconômicas dos alunos. Utilizaram-se os testes de qui-quadrado e o modelo de lógite para identificar a influência simultânea das variáveis acima consideradas.
Resultados
Verificou-se que 46% dos alunos consomem diariamente a alimentação oferecida na escola, enquanto 17% não participam do Programa. As variáveis renda familiar per capita, escolaridade dos pais, idade, estado nutricional dos alunos e a maior freqüência de consumo de alimentos nas “cantinas escolares”, ou seja, cantinas comerciais existentes nas escolas, são inversamente associadas à adesão diária ao Programa. Nas escolas que não dispõem de tais cantinas, o estado nutricional é a única variável inversamente associada à adesão diária ao Programa.
Conclusão
Pode-se inferir que a adesão ao Programa de Alimentação Escolar é baixa e que, embora concebido para ser universal, na prática, assume caráter focalizado, beneficiando principalmente os escolares comprometidos nutricionalmente, cujas famílias possuem menores rendimentos e escolaridade. Espera-se que o presente estudo possa contribuir para a reformulação do Programa, visando promover a adequação do seu atendimento às características dos beneficiários. E que possa, também, subsidiar pesquisas futuras para identificar os motivos da rejeição da alimentação escolar por expressiva parcela da população alvo.

O artigo pode ser conferido na íntegra no seguinte endereço eletrônico: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1415-52732005000200001&script=sci_arttext&tlng=pt

STURION, G.L.; SILVA, M.V.; OMETTO, A.M.H.; et al. Fatores condicionantes da adesão dos alunos ao Programa de Alimentação Escolar no Brasil. Revista de Nutrição, v.18, n.2, p.167-181, 2005.

Cartilha para Conselheiros do Programa Nacional de Alimentação Escolar

Olá pessoal,
Encontramos um material muito interessante no site do FNDE, que é a Cartilha para Conselheiros do Programa Nacional de Alimentação Escolar. Este material faz parte da iniciativa do TCU (Tribunal de Contas da União) de aprimoramento e incentivo ao controle social voltado para os conselheiros de alimentação do escolar (CAE), já que o TCU é um ógão federal, fiscalizador, que deve garantir a utilização adequada dos recursos federais.
Na cartilha são apresentadas informações e orientações consideradas essenciais para a atuação do conselheiro. Ainda, este é um documento de fácil acesso, pode-se baixar na internet, por exemplo, e possui uma linguagem fácil, simples e direta, abordando temas básicos e de interesse geral dos membros do CAE.
Assim, ao longo da cartilha, pode-se encontrar diversas informações, como:
- a forma de repasse de verbas do FNDE para as prefeituras, municípios, escolas;
- a quantidade de parcelas repassadas (10 parcelas);
- para que fins os recursos devem ser utilizados (gêneros aimentícios);
- para quem os conselheiros devem comunicar irregularidades (para a prefeitura, FNDE, Câmara Municipal ou Assembléia Legislativa, Secretaria Federal da Controle, Ministério Público ou ao Tribunal de Contas da União);
- formas de funcionamento do programa: modelo centralizado (os alimentos da merenda são comprados pela prefeitura e distribuídos às escolas) e modelo escolarizado (o dinheiro é repassado para as creches e escolas comprarem os alimentos);
- quantidade de conselheiros do CAE (7);
- apontadas as falhas encontradas é uma das principais responsabilidades do CAE;
- ...
Essas e muitas outras informações podem ser encontradas na cartilha.
Vale a pena dar uma lida.
Faça o download da cartilha clicando aqui

Prefeitos são premiados por boa gestão na merenda escolar

Nesta reportagem do dia 29 de novembro, alguns prefeitos foram premiados por se destacarem em conduzir boas práticas na execução do PNAE. Isto mostra como existe empenho, por parte de algumas pessoas, e preocupação com a alimentação das crianças.
A seguir, encontra-se a reportagem na íntegra:



 
Seg, 29 de novembro de 2010 
ASCOM-FNDE (Brasília) – Vinte e uma prefeituras de todo o país receberam hoje, em Brasília, o Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar por se destacarem em conduzir boas práticas na execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Promovido pela organização não-governamental Ação Fome Zero, o prêmio tem por objetivo identificar e disseminar as experiências bem sucedidas na gestão do programa.

“Quero agradecer aos prefeitos que se inscreveram, pois mostram que estão realmente preocupados com a alimentação escolar de seus alunos”, afirmou o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, após entregar os troféus da sétima edição do prêmio. Lula lembrou, ainda, da importância da criação da Lei da Merenda Escolar (Lei nº 11.947/2009), que determina que 30% dos recursos repassados pelo governo federal para a alimentação escolar devem ser utilizados na compra de produtos da agricultura familiar: “A compra dos produtores locais ajuda no desenvolvimento dos municípios”.

Na ocasião, a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Márcia Lopes, elogiou a parceria entre merenda e agricultura familiar. “Os 30% da alimentação escolar para a agricultura familiar estão fazendo uma revolução no país”, disse.

Recorde – A sétima edição do Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar teve um número recorde de inscritos. Foram 1.340 municípios interessados em exibir e disseminar suas práticas de gestão do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). “Em 2004, foram apenas 383 municípios inscritos”, lembrou o empresário Antoninho Trevisan, da Ação Fome Zero e idealizador da premiação.

Entre os vencedores regionais, destaque para os municípios paraibanos, que faturaram três de quatro troféus. “Essa premiação é um incentivo para continuarmos melhorando a merenda”, afimou Aroudo Firmino Batista, prefeito de Água Branca, um dos agraciados.

Além dos prêmios regionais, cinco municípios foram vencedores nas categorias nacionais: Paragominas-PA (valorização profissional de merendeiras), Ananindeua-PA (merenda quilombola), Senador Pompeu-CE (município do semiárido), São Domingo-SC (pequenas cidades) e Joinville-SC (capitais e grandes cidades).

Prêmios regionais

Centro-Oeste
Alto Horizonte-GO
Alto Taquari-MT
Goiatuba-GO
Lucas do Rio Verde-MT

Nordeste
Água Branca-PB
Aparecida-PB
Orós-CE
Poço Dantas-PB

Norte
Brasilândia do Tocantins-TO
Pimenta Bueno-RO

Sudeste
Belo Horizonte-MG
Itaguaí-RJ
Mogi das Cruzes-SP
São Gonçalo do Rio Abaixo-MG

Sul
Bocaina do Sul-SC
Francisco Alves-PR






 Fonte: FNDE

Dec 5, 2010

O contraste de municipios: PNAE e Agricultura local

    A reportagem em questão descreve a situação de dois cenários relativos ao PNAE e completamente opostos! Trata-se de dois municípios de Mato-Grosso - MT, onde um passa pela acusação de não atingir o percentual mínimo de 30% dos recursos do PNAE, exigidos por lei, que deve ser destinado a agricultura local, e outro afirma que já ultrapassou este numero e sonha atingir 100%! Vale a pena conferir e notar os benefícios que esta lei trás tanto para os estudantes quanto para a economia local!
Para conferir a matéria acesse: http://primeirahora.com.br/site/index.php?pg=noticia&intNotID=45214

Grupo 5

Fonte: Agência de Noticias Primeira Hora (primeirahora.com.br)

"MDA promove Seminário para debater PAA e PNAE"

Oi gente! No mês passado o Ministério do Desenvolvimento Agrário promoveu um debate a respeito do PNAE!  A matéria está muito interessante e tem tudo a ver com a alimentação regional nas escolas, pois motiva a participação dos agricultores locais no programa, conforme o diz o trecho a seguir:  "O Seminário terá como objetivo a formação de gestores públicos para acesso e ampliação aos mercados institucionais do governo federal, visando estimular a participação de agricultores familiares no dois programas."  Não deixe de conferir a matéria completa! Para acessá-la: http://www.mda.gov.br/portal/noticias/item?item_id=5979844


Grupo 5

Fonte: Ministério do Desenvolvimento Agrário

Dec 4, 2010

Conselheiros farão curso à distância sobre controle social

Segundo o presidente do FNDE, Daniel Balaban, “Não temos como estar presentes em todos os municípios para fiscalizar os programas, mas o cidadão sim”.
Isso só reforça a importância do trabalho dos conselheiros para que haja uma boa alimentação nas escolas. Por isso, acreditamos que o curso será um ótimo instrumento para o melhor funcionamento do controle social nos estados e municípios.
Acessem e saibam mais sobre essa nova ação, fruto de um acordo entre o Ministério da Educação e o Tribunal de Contas da União.